25/08/2021 às 15:20 Newborn

Os ciclos de sono dos bebês

20
3min de leitura

Quando um bebê nasce, ele é um ser totalmente dependente e necessita e inúmeros cuidados, como alimentação, higiene, segurança e amor. E os bebês são pequenos seres que estão em plena aprendizagem, até mesmo de questões básicas, como alimentação (assunto para outro post) e sono.

Os bebês não nascem sabendo dormir na mesma rotina dos adultos. Isso porque o ciclo circadiano (uma espécie de relógio interno que regula o nosso sono) dele é bastante imaturo e diferente. A regra é que o bebê não durma bem nos primeiros meses de vida, pois o seu ciclo biológico não está desenvolvido.

Por volta dos nove meses de idade, na maioria das vezes, os bebês estarão com o seu ciclo mais estabilizado, passando a dormir mais durante a noite e ficar a maior parte do dia acordado, passando, portanto, a ter mais horas de sono noturno do que diurno. E a necessidade de sono diurno também diminui com o passar dos anos, sendo que por volta dos cinco anos, as crianças em geral deixam de dormir durante o dia.

São, basicamente, duas as etapas durante o sono: o sono REM (rapid eye moviment – ou movimento rápido dos olhos) e o sono não REM. Durante o sono REM, a respiração é rápida e irregular, com períodos de movimentação ocular rápida e palpitação das pálpebras. É durante o sono REM que os recém-nascidos dão os famosos sorrisos (que são, na verdade, reflexos). Por outro lado, durante o sono não REM, a respiração é mais lenta e regular, com poucos movimentos e sem o movimento dos olhos, sendo o momento em que o bebê fica muito quieto.

Nos recém-nascidos, esses ciclos ocorrem da seguinte forma: nos primeiros 20 minutos, é a fase do sono REM, mais leve e com movimentos, sorrisos e caretas. Nessa fase, se o bebê for movimentado, pode acordar. Após esse período inicial, o bebê entra na fase do sono não REM, mais profundo, podendo ficar dos 20 aos 50 minutos de sono, aproximadamente, nesse ciclo. É nessa fase que o bebê poderá ser delicadamente movimentado, sem o risco de acordar. Após, o bebê volta ao sono REM (leve), permanecendo nesse ciclo dos 50 aos 70 minutos, aproximadamente, nesse estágio. Isso ocorre para que o bebê possa perceber se sente frio, calor, fome, sede... Se tudo estiver bem, o bebê voltará ao sono não REM (mais profundo), iniciando novamente o ciclo.

Mas por que é importante para uma fotógrafa entender os ciclos de sono dos bebês? Simples. Porque uma fotógrafa de recém-nascidos precisa trabalhar, na maior parte do tempo, durante o sono do bebê. Entendendo o sono dele e suas fases e ciclos, consegue administrar o ensaio e as chances de se conseguir, poses, sorrisos, caras e bocas são maiores.

Ah, mas então é muito simples! Basta saber isso e fazer lindas fotos, né? Bom, nem sempre. Isso porque cada bebê é único e, em particular, os bebês recém-nascidos não têm esses ciclos ainda totalmente desenvolvidos.

Mas conhecer sobre o sono do bebê é essencial para qualquer fotógrafo que se proponha a fazer ensaios newborn. Aliado ao conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia dos bebês, amamentação e o “feeling” que se tem quando se conhece cada bebê e se “sente” como é o perfil daquele bebê que acabou de chegar ao estúdio, verificando a sua sensibilidade ao toque, seus reflexos, dentre outras questões, garantem um ensaio leve, dentro das expectativas e, o mais importante, seguro para o bebê.

Quando estiver buscando um fotógrafo para o ensaio do seu bebê, certifique-se que o profissional possui os conhecimentos necessários sobre segurança do recém-nascido. Muito além das técnicas fotográficas, o fotógrafo newborn deve saber como conduzir o ensaio sem colocar o bebê em risco.

Não deixe de fazer um ensaio newborn do seu bebê. Essa fase passa muito rápido e os bebês mudam muito! Fotografe!

Gisele Gaspar – Atelier Fotográfico.

25 Ago 2021

Os ciclos de sono dos bebês

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio newborn ensaio newborn seguro fotografia newborn fotografia newborn em santos fotografia recém-nascido o sono do bebê

Quem viu também curtiu

25 de Ago de 2021

A importância dos protocolos de higiene para o ensaio newborn

25 de Ago de 2021

Os reflexos do recém-nascido

25 de Ago de 2021

Quem manda no ensaio newborn?

Logo do Whatsapp