25/08/2021 às 15:22 Newborn

O ambiente ideal para o ensaio newborn

233
2min de leitura

Um bebê recém-nascido é muito, muito sensível. Ele tem muito mais pele proporcionalmente em relação ao seu peso do que nós e, portanto, tem maior superfície de perda de calor. Com isso, o bebê tem maior tendência à hipotermia e também à desidratação.

Durante o ensaio newborn, o bebê pode ficar sem as roupas, tanto para as fotos, quanto para ser trocado. Com isso, o ambiente deve ser controlado, para que o bebê não sinta nenhum desconforto nesses momentos.

Para controlar o ambiente, deve ser usado um termômetro com higrômetro, que permite aferir temperatura e umidade. Esse equipamento eu diria também que é essencial para o fotógrafo de recém nascidos. 

A temperatura do estúdio deve variar entre 26° e 30°. Porém, é necessário observar tanto as características individuais do bebê, quanto o momento do ensaio. Um bebê que nasceu a termo, um bebê maior, tende a sentir menos frio, ao passo que um bebê prematuro ou menor tende a sentir mais frio. Sobre o memento do ensaio, quando o bebê está sem roupas, ele, por óbvio, poderá sentir mais frio. Da mesma forma, se ele estiver enroladinho no whap ou com roupinhas, tenderá a sentir calor. 

Caso esteja com frio ou com calor, o bebê dará alguns sinais. Bebês com pés e mãos gelados tendem a estar com frio, ao passo que bebês que estejam suando (não é muito comum recém-nascidos suarem), geralmente estarão com calor. O ideal é ir "sentindo" o ensaio e agir de acordo com o que o momento pedir, sempre com atenção ao que o bebê pode estar sentindo. Afinal, recém-nascidos não falam, mas conseguem expressar o que sentem por meio do choro ou de alguns sinais, os quais temos que "ler" atentamente, para não gerar desconforto ou comprometer a segurança do bebê. Sendo necessário o ajuste da temperatura, o fotógrafo deve fazê-lo gradualmente, para evitar choque térmico. E jamais deve ser direcionada nenhuma corrente de ar diretamente para o bebê, seja ela quente ou fria.

Além disso, é preciso ter atenção em relação à umidade do ar. O ideal é que esteja acima de 40%, para não causar nenhum desconforto para o bebê. Caso esteja abaixo do recomendado, o fotógrafo deve umidificar o ambiente – umidificadores de ambientes são aparelhos comuns e acessíveis, sendo essenciais para essas ocasiões.

No nosso estúdio, o ambiente é monitorado constantemente, para que as adequações sejam feitas, sempre prestando muita atenção nos sinais que o bebê nos dá.O fotógrafo de recém-nascidos deve estar atento a essas questões, para que faça um ensaio seguro e confortável para o bebê e possa proporcionar uma experiência única para os pais, capturando esses momentos lindos do bebê com segurança e responsabilidade.

Até mais! 

25 Ago 2021

O ambiente ideal para o ensaio newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

25 de Ago de 2021

Os reflexos do recém-nascido

25 de Ago de 2021

A importância dos protocolos de higiene para o ensaio newborn

25 de Ago de 2021

Quem manda no ensaio newborn?

Logo do Whatsapp