25/08/2021 às 15:21 Newborn

Ensaio newborn - Quando? Como? Onde? Por quê?

78
3min de leitura

Quais são as suas dúvidas sobre um ensaio newborn?

Ah, seria tão bom um “manual de instruções” para o ensaio newborn, não é mesmo? Desses que nos desse todas as coordenadas, do tipo: você está grávida? Vá até a página 16 e veja como escolher. Ainda não engravidou? Página 88. O bebê já nasceu? Rápido, página 320!

Existem diversas dicas espalhadas pela internet para te ajudar nessa. Porém, algumas questões são essenciais na hora de decidir. A pesquisa pelo ensaio do seu bebê deve se iniciar muito antes do nascimento (algumas mamães já até escolhem o fotógrafo antes mesmo de engravidarem). Mas em meio a tantas ofertas, como escolher?

Antes de saber como escolher, você deve saber o que procurar, não é mesmo? Pode parecer fácil, mas é a parte mais difícil: saber o que você procura.

Em primeiro lugar, você precisa se familiarizar com a fotografia newborn. Existem diversos estilos de fotografia, muitas vezes com diferenças sutis, porém é um fator importante. De qualquer forma, você precisa ter em mente que a fotografia é eterna e, como tal, vai acompanhar o seu bebê durante toda a vida. Um estilo de fotografia clean, com uma paleta de cores harmoniosa e composições mais clássicas é atemporal e, portanto, agradará por gerações.

Escolhido o estilo, você precisa encontrar o fotógrafo. Essa é a parte mais importante da sua busca. Escolha sempre profissionais que tenham treinamento específico em segurança do recém-nascido, que sejam certificados e que prezem pela segurança do bebê em primeiro lugar. Rígidos protocolos de higiene e segurança são essenciais, pois será o profissional que fará o ensaio do seu bebê, que o posicionará e manipulará para obter aquelas fotos lindas, que arrancam suspiros.

Muito mais do que “apertar um botão”, a fotografia newborn envolve, além de domínio de técnicas fotográficas, conhecimento sobre a anatomia, o sono e as fases do recém-nascido, além de conhecimento sobre a alimentação do bebê, cólicas, técnicas para acalmar, fazer dormir, posicionar etc. Portanto, o fotógrafo deve ser escolhido por razões que vão além das lindas fotos de seu portfólio.

Sim, porque fotos maravilhosas não garantem que foram feitas de forma segura. Somente um fotógrafo especializado em recém-nascidos poderá posicionar o seu bebê com segurança, garantindo a ele conforto e respeitando os seus limites.

Outra questão é o momento do ensaio. Você deve estar se perguntando: mas por que começar essa busca tão cedo? Não posso esperar o bebê nascer para contratar alguém? A resposta é: não. Primeiro, pelas razões já elencadas. Segundo, porque o profissional que você escolher pode não ter agenda para o ensaio do seu bebê, já que a recomendação é de que o ensaio seja feito entre o 5° e o 15° dia de vida do bebê.

Sim, o ensaio newborn tem data certa para acontecer. Perdendo essa “janela”, não poderá mais ser feito. Não da forma como seria feito durante o período indicado. Seu bebê poderá fazer ensaios durante toda a fase em que é bebê, mas como recém-nascido, apenas no período do ensaio newborn.

Portanto, essa busca deve se iniciar pelo menos alguns meses antes do nascimento do bebê, para que haja como fazer essa pesquisa e agendar o tão sonhado ensaio.

Então. Se você está grávida, pesquise bastante sobre esse universo. Escolha o estilo que mais te agrada e seja bastante criteriosa na escolha do fotógrafo. Se a gravidez está nos seus planos, aproveite para ver os trabalhos dos fotógrafos, e pesquisar com bastante calma. Se o seu bebê nasceu, corra! Pode ser que eu ainda tenha agenda. 😉

Gisele Gaspar

Gisele Gaspar – Atelier Fotográfico

25 Ago 2021

Ensaio newborn - Quando? Como? Onde? Por quê?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio newborn ensaio newborn seguro ensaio recém-nascido fotografia newborn fotografo newborn

Quem viu também curtiu

25 de Ago de 2021

Os reflexos do recém-nascido

25 de Ago de 2021

A importância dos protocolos de higiene para o ensaio newborn

25 de Ago de 2021

O ambiente ideal para o ensaio newborn

Logo do Whatsapp