30/06/2021 às 19:32 Newborn

Como é um ensaio newborn - os bastidores

132
5min de leitura

Se você nunca fez um ensaio newborn deve se perguntar o que rola nos bastidores. Afinal, como é esse ensaio e o que o torna tão diferente dos demais ensaios?

Muito além de poses lindas, laços, fitas, headbands, vestidinhos, macacões e muitos bichinhos, baldinhos e caixotes, o ensaio newborn é feito de cuidado, muito cuidado. Sim, porque é o único ensaio que exige que o fotógrafo entende sobre a anatomia do seu modelo e que estudo sobre o seu sono, sua alimentação, pele, respiração e reflexos.

Mas não para por aí. O fotógrafo que se propõe a realizar ensaios com recém-nascidos deve estudar muito. E esse estudo vai além da técnica fotográfica, pois envolve a segurança de um ser que não tem 30 dias de vida fora do útero. É muita responsabilidade, sim!

Antes de iniciar com os ensaios com recém-nascidos, o fotógrafo precisa conhecer o bebê e saber o que pode ou não ser feito, como fazer determinados posicionamentos e sempre ter a ciência de que cada bebê é único e pode ou não aceitar uma determinada pose (por não se sentir confortável nela, por estar com gases ou simplesmente por não querer naquele momento). Mas o fotógrafo precisa ter essa sensibilidade, de não forçar o bebê a nada.

Quando eu iniciei na fotografia, sempre tive em mente que, um dia, eu faria ensaios newborn. Porém, até que eu me propusesse a fotografar o primeiro bebê, passei por dois cursos: de segurança do recém-nascido e de fotografia newborn especificamente. Eu até ouvia colegas dizendo: “ah, mas você tem um filho, sabe lidar com bebês” ou “conheço fotógrafos que nunca fizerem nenhum curso e fazem ensaios newborn”. Porém, sempre tive em mente que eu não gostaria de entregar o meu filho recém-nascido para alguém que fosse manipulá-lo sem ter conhecimento do que pode ou não fazer com ele – e, até intuitivamente, mesmo antes de entrar nesse universo da fotografia, eu sempre soube que seria necessário me preparar para poder lidar com um bebezinho tão pequeno.

Mas vou dizer aqui como os ensaios acontecem no meu estúdio, Gisele Gaspar – Atelier Fotográfico. Quando o ensaio é agendado, envio um questionário para os pais, com algumas perguntas sobre o bebê e a rotina dele (lembrando que a rotina do recém-nascido muda de um dia para o outro, mas é apenas uma diretriz). De acordo com algumas respostas, como o peso e a altura do bebê no nascimento, tenho noção do tamanho do bebê (se é um bebezão ou bebê mais miúdo). A partir daí, consigo otimizar o ensaio, selecionando props (aqueles baldinhos, caixotinhos etc. em que colocamos os bebês para fotografar) e roupinhas adequadas.

No dia do ensaio, o estúdio é preparado. O que será utilizado é separado e deixado “no jeito”, para o momento do ensaio. Também deixo os props arrumados, prontos para pequenos ajustes. O puff (um suporte coberto de mantas, utilizado para posicionar o bebê e fazer diversas poses) também é arrumado, e os posicionadores (são uma espécie de almofadinhas de diferentes formas e tamanhos, utilizados para melhorar o posicionamento do bebê e dar suporte ao seu corpinho) também são deixados à mão.

A temperatura do estúdio é checada, assim como a umidade. Se necessário, o aquecedor e o umidificador são ligados, para que o ambiente fique ideal, seguro e confortável. A câmera é checada, bateria carregada, bateria backup separada, lentes limpas e prontas. A iluminação é testada. Tudo pronto para receber o bebê.

Quando o bebê chega ao estúdio, todos que chegam tiram os sapatos, passam álcool em gel nas mãos e se acomodam. O bebê normalmente chega de barriguinha cheia e, não raro, dormindo. Converso um pouco com os pais, pergunto sobre a rotina do dia, se o bebê já evacuou e o quanto mamou. Após essa conversa inicial, minha atenção será do protagonista: o bebê.

Inicio, então, a minha conversa com o bebê. Mesmo que ele esteja dormindo, eu sempre converso com ele, em tom calmo e suave. Com ele no meu colo, todos os movimentos são lentos e suaves, para que ele se acostume com esse ambiente diferente e novo. A partir disso, vou entrando em sintonia com o bebê e conhecendo melhor os seus reflexos, o que o incomoda e entendendo um pouco daquele ser tão pequeno, mas tão importante.

Eu costumo iniciar o ensaio no puff, porém nada impede que eu o inicie em algum prop ou mesmo na foto com os pais. Tudo vai depender da dinâmica do momento. O mais importante é que o bebê esteja seguro e confortável.

E, durante o ensaio, gosto muito de fazer as fotos macro – aquelas fotos de detalhes, que mostram bem de perto boquinha, pezinho, mãozinha, orelhinha. Aproveito o momento de sono mais profundo do bebê para fazer essas fotos. Às vezes, faço fotos macro em mais de um momento durante o ensaio.

Basicamente, os ensaios newborn são assim. Porém, não existe uma ordem rígida a ser seguida em relação a poses e utilização de puff ou props. Eu tenho um roteiro determinado, porém flexível, para que se adapte a cada bebê, sem comprometer a dinâmica do ensaio.

Ao final, tem sempre muitos suspiros, mamadas, algumas lágrimas de emoção, muitas vezes cocô, xixi, mas sempre tem muito amor, carinho, cuidado, atenção e respeito com o bebê e com a família. Afinal, naquele momento o bem mais precioso daquela família está em minhas mãos.

Mas para saber de verdade o que acontece em um ensaio newborn você precisa viver essa experiência. E a fotografia é um legado, uma herança que você pode deixar para os seus filhos. São as lembranças dos momentos, das fases da vida dele, o registro de como ele era quando bebê, de cada detalhe, capturados de forma segura e única.

Não deixe de fazer o ensaio newborn do seu filho! Esse momento passa muito rápido e merece ser registrado. E sempre busque por fotógrafos certificados em segurança do recém-nascido, pois quando se trata de fotografia de bebes, foto bonita é foto segura!

Até mais!

Gisele Gaspar

30 Jun 2021

Como é um ensaio newborn - os bastidores

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio newborn ensaio newborn em santos fotografia de recém nascido fotografia newborn fotografia newborn em santos newborn seguro

Quem viu também curtiu

25 de Ago de 2021

Os reflexos do recém-nascido

25 de Ago de 2021

A importância dos protocolos de higiene para o ensaio newborn

25 de Ago de 2021

O ambiente ideal para o ensaio newborn

Logo do Whatsapp