25/08/2021 às 15:24 Newborn

Quem manda no ensaio newborn?

211
2min de leitura

É fato! 10 entre 10 pessoas se derretem com fotos de ensaios newborn.

São caras, bocas, sorrisinhos e muita fofura que arrancam suspiros dos mais durões. Antes mesmo de eu imaginar que seria fotógrafa e captaria imagens desses bebês lindos, eu era apaixonada pelas imagens produzidas pela fotógrafa australiana Anne Gueddes, uma das precursoras das fotografias mais elaboradas de bebês e cujas imagens estampavam as capas de cadernos e agendas nos anos 1990. Mas o que muita gente não sabe é o que está por trás dessas lindas fotos.

Sim, existe muito suor, muito treinamento e técnica do fotógrafo. Ele deve conhecer a fundo sobre a segurança do bebê, saber sobre anatomia, fisiologia, sono, entender sobre cólicas e choros.

Também precisa ter conhecimento técnico de fotografia, saber sobre a iluminação e como utilizá-la nos ensaios. Precisa, ainda, cuidar muito bem do espaço onde o ensaio acontece, higienizar muito bem tudo que tem contato com o bebê – e também o ambiente. Realmente não é uma tarefa muito fácil, não. Mas é extremamente gratificante e deliciosa!

Porém (sempre tem um porém...), ainda que o fotógrafo domine tudo isso, tenha o melhor espaço, o melhor equipamento, existe um serzinho que manda em tudo: o bebê. Sim, é ele quem manda. E se ele não quiser, meu amigo... a gente consegue fazer pouquíssimas coisas (produzimos imagens lindas da mesma forma, sem dúvida alguma, mas sem poses ou o que ele não permita).

Durante o ensaio newborn, tudo o que é feito depende da “permissão” do bebê. Existem bebês que aceitam as poses, os posicionamentos, que dormem facilmente e que soltam vários“sorrisinhos” durante o sono. E existem bebês que não permitem nada disso e o ensaio tem que acontecer da forma que ele deixa. E está tudo bem!

Sim, está tudo bem! Porque sempre haverá registros lindos dessa fase maravilhosa! Ela passa tão rápido e precisa ser capturada para sempre! Independentemente de poses, caras e bocas,o ensaio acaba rendendo lindas imagens do bebê, que ficarão eternizadas.

A fotografia newborn sempre me encantou. Quando eu entrei nessa, tinha certeza do que eu queria e que haveria um longo caminho a ser percorrido entre cursos, aperfeiçoamento, desenvolvimento e cuidados. Mas eu sempre tive em mente algo muito importante e que talvez tenha me feito estudar e me preparar tanto: quem manda no ensaio é ele!

Até mais!

Gisele Gaspar - Atelier Fotográfico

25 Ago 2021

Quem manda no ensaio newborn?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

25 de Ago de 2021

Os reflexos do recém-nascido

25 de Ago de 2021

A importância dos protocolos de higiene para o ensaio newborn

25 de Ago de 2021

O ambiente ideal para o ensaio newborn

Logo do Whatsapp